Logun Edé
LOGUN EDÉ
Filho de Osun (Senhora do Ouro, dona da beleza, da doçura e da fertilidade. Conhece os caminhos do amor) com Odé (Senhor da caça, da fartura, da prosperidade). Este é LOGUN EDÉ!
Um dos mais bonitos orixás do Candomblé, já que a beleza é uma das principais características de seus pais. É o príncipe do candomblé! Senhor que transita entre os Reinos de Ijesá e Ketu.
Importante salientar que diferente do que se encontra em muitos sites sobre este orixá, LOGUN EDÉ NÃO MUDA DE SEXO A CADA SEIS MESES! Ele é um santo masculino ou oboró (termo yorubá para homem). O que existe em Logun é uma eterna balança e equilíbrio entre os dois orixás que lhe originaram: Osun e Odé! Ele pode ser doce e benevolente como Osun em determinados momentos e em outro sério e solitário como seu pai caçador Odé.
LENDA
A história revela que Oxóssi, feliz pelo filho vindouro, declarou a Oxum o seu amor e pediu a ela posse do menino:
- Oxum, por amor a você, quero que Logun Edé fique comigo, vou ensiná-lo a caçar. Comigo ele aprenderá os segredos da floresta.
Mas Oxum também amava Logun Edé e por maior que fosse seu amor por Oxóssi ela não poderia separar-se de seu filho então declarou:
- Logun Edé viverá seis meses com sua mãe e seis meses com o seu pai, comerá do peixe e da caça. Ele será Oxóssi e será Oxum, mas sem deixar de ser ele mesmo, Logun Edé: um príncipe na floresta e um grande caçador!
A filiação de Logun Edé é muito contestada. Algumas casas dizem que é filho de Ogum com Oyá, outras brigam para saber qual a Qualidade de Odé e Osun que lhe originaram. Respeito todas as casas, e me restrinjo a dizer que Logun Edé é filho de OXÓSSI com OXUM e por isto traz consigo seus fios de conta azul turquesa com dourado.
Como diria Mãe Menininha do Gantois: ”LOGUN EDÉ É SANTO MENINO QUE VELHO RESPEITA!”
FOMOTINHO CADU D’ LOGUN